quarta-feira, 2 de abril de 2008

Pérolas

Fascinantes e Belas





Também conhecida como marguerita, antigamente as pérolas eram raríssimas, e eram privilégio exclusivo de reis e rainhas, conheça a história da pérola, saiba como ela é feita nesse guia completo sobre Pérolas.
As pérolas possuem uma história de fascinação e riqueza. Antigamente, muito mais do que hoje, as pérolas eram consideradas tesouros com valor inestimável. Isto porque a produção de pérolas cultivadas começou apenas no início deste século, o que tornou a pérola muito mais acessível. Antes da criação das pérolas cultivadas, as pérolas naturais eram tão raras e tão caras que ficava reservada apenas para membros da nobreza e pessoas muito ricas. Existem registros de que no apogeu do império Romano, quando a febre de pérolas estava no auge, o general romano Vitellius financiou um exército militar vendendo apenas um dos brincos de pérola de sua mãe.
Ninguém sabe quem iniciou a coleta e uso das pérolas. Acredita-se que tribos antigas, que viviam da pesca, provavelmente no sul da Índia, já utilizavam as pérolas descobertas quando as ostras eram abertas para a alimentação. De qualquer forma, a reverência pelas pérolas aumentou através do mundo. O livro sagrado da India, cheio de épicos, faz muitas referências às pérolas.Uma das lendas é de que o deus Hindu Krishna descobriu as pérolas quando ele arrancou a primeira do oceano e presenteou sua filha Pandaia no dia de seu casamento.
Os romanos e os egípcios valorizavam as pérolas mais do que qualquer outra gema. Para convencer Roma que o Egito possuía uma herança e prosperidade acima de qualquer conquista, Cleopatra apostou com Marco Antônio que ela poderia dar o jantar mais caro da história. Assim, Cleopatra apareceu com um prato vazio e um jarro de vinho ou vinagre. Ela esmagou uma grande pérola de um par de brincos, dissolveu no líquido e tomou. Atônito, Marco Antônio admitiu que ela havia ganhado.

Os Árabes têm demonstrado enorme fascínio pelas pérolas. A origem de sua afeição por pérolas está no Koran, especialmente com a descrição do Paraíso, que diz: "As pedras são pérolas e jacintos; as frutas das árvores são pérolas e esmeraldas e cada pessoa admitida nas maravilhas do reino dos céus é provido com uma tenda de pérolas, jacintos e esmerald1as, coroado com pérolas de incomparável lustro e é atendido por lindas jovens como pérolas escondidas.
Rainha das Gemas
Antes era tida como a pedra mais cara, a pérola não é uma pedra, é um material orgânico, já que é produzida dentro de uma ostra, antigamente não se sabia ao certo como era produzida a pérola, e era tão raro encontrar uma que ela ficou conhecida como a "Rainha das Gemas" devido ao seu preço elevado e por causa da raridade em se encontrar um pérola. Foi Kokicho Makimoto que descobriu como produzir uma pérola, fazendo diversos testes, e introduzindo diversos materiais na ostra, pra saber qual é a melhor forma de cultivar uma pérola e hoje Japão é um grande produtor de pérolas no mundo todo.
Todas as perolas são resultado do processo da entrada de um objeto estranho na ostra, ao entrar em contato com a parte interna da ostra faz com que ela produza uma substancia nacarada que se calcifica e dá origem a pérola. Se a ostra tiver em sua parte interna a cor rosada, a pérola será rosada, se a parte interna for acinzentada a pérola será acinentada e assim por diante. A cor branca com tons rosas ou prateados são as cores mais valiosas.
Não existe diferença entre pérola cultivada e as encontradas ao acaso por mergulhadores. Os países produtores de pérolas atualmente são: Austrália, Japão, e as Ilhas da Polinésia Francesa (de onde vem a famosa pérola negra).
Tipos de Pérolas
Akoya : Produzida na ostra akoya gai no japão, são as clássicas pérolas japonesas.
South Seas: Tipo de pérola maior e mais cara pérola que existe, ela é cultivada na Austrália, e é objeto de cobiça das mulheres, uma pérola South Seas chega a medir 8mm.
Blibster: Pérola recoberta por madrepérola, é resultado de um processo raríssimo que acontece na ostra.
Barroca: São as pérolas irregulares, quando a ostra no processo de expelir o corpo estranho, libera gases, a pérola acaba ficando irregular e oca, mas ela é preenchida depois pra dar maior resistência.
Mabe: É a pérola blibster cultivada sólida. Também tem um processo de dificil formação.
Água Doce: São cultivadas em grande escala na China, mas as melhores são produzidas no Japão, no lago de Biwa.


Nenhum comentário: